Serviços

Design de Interiores
Projetos exclusivos tem um carinho especia na pedras Nunes.

Escritórios
Produzimos todos detalhes conforme seu projeto e nossa garantia se estende a mais de 20 anos.

Residências
Sua residência terá um toque tão especial que você não vai mais querer sair de casa.

SELAMENTO
 

Impermeabilizadores: Película ou Impregnantes



Todas as superfícies de pedra precisam ser impermeabilizadas. Porém, alguns fatores devem ser considerados a fim de escolher o produto correto.



1 - Tipo de Pedra
Cada pedra tem uma forma particular de formação.
A porosidade de uma pedra é medida pela velocidade com que ela absorve líquidos. Este dado é chamado de coeficiente de absorção, sendo extremamente importante na escolha do selante.
Quanto maior for o coeficiente de absorção, mais fácil será selar a pedra, como o granito, que geralmente tem coeficiente de absorção mais alto comparado ao do mármore polido. Já, a pedra calcária (ardósia) é extremamente absorvente.
Para que se tenha urna idéia geral de como é a absorção de uma pedra, coloca-se várias gotas de água em sua superfície e marca-se o tempo até      a água desaparecer completamente.

Tempo                                Característica da Pedra
1 minuto                             Muito Porosa
3 a 4 minutos                      Porosa
Acima de 4 minutos             Ligeiramente Porosa

Este teste simples também dará a indicação da quantidade de selante necessária para proteger a pedra inteira.

2 - Acabamento da Pedra
O acabamento de uma pedra afeta seu coeficiente de absorção. Uma superfície polida será menos absorvente que uma superfície lixada ou flameada. O teste de absorção anterior determinará o quão absorvente será a pedra.

3 - Localização da Pedra
A localização da pedra é relevante na escolha do impermeablizante. Por exemplo, um chão de cozinha de mármore, que usado diariamente, precisará de um selante que tenha propriedades óIeo-repelente. Ao outro extremo, lidando com uma varanda dianteira que só será exposta a um eventual tráfego de pessoas com os pés molhados, um selante hidro-repelente será o indicado.
Ao proteger um piso de hall de entrada de um hotel movimentado com cera, este produto será desgastado facilmente deixando a pedra opaca. Neste caso, pode ser utilizado um impermeabilizante que penetre através dos poros da pedra aliado a um programa de polimento para manutenção do brilho.

4 - Manutenção Atual
Como a pedra é mantida? Se um piso de mármore é esfregado diariamente, estará sendo exposto a substâncias químicas fortes. Se a manutenção for negligenciada, haverá penetração de sujeira nos rejuntes que acumularão e formarão grãos de abrasão, que com a fricção causarão o aparecimento de riscos e perda de brilho, mesmo em polimentos de alto brilho. Por exemplo, um piso de hall de entrada de hotel com circulação moderada que é esfregado a seco e a úmido diariamente, precisará de uma só camada de cera fina para mármore ou de acabamento. Por outro lado, um piso de varanda de pedra de uma casa, não tendo tráfego intenso, não precisará de limpeza diária. A aplicação de um impermeabilizante hidro-repelente será o suficiente.
O tipo de pedra, o seu acabamento, sua localização e manutenção é tudo que se precisa saber para determinar como conservá-la. Avalie cada parâmetro cuidadosamente.
Todos os produtos para impermeabilizar, proteger e polir as pedras estão classificados em duas categorias principais:

a) Formadores de película;
Esses selantes são os que formam uma camada sólida de produto na superfície da pedra. É como um filme que se deposita na pedra e que age como urna barreira para impedir a penetração de água, óleo e sujeira, através dos poros. Os formadores de película podem ser classificados em dois tipos gerais:

I) - Removível;
II) - Permanente.


I) - Formadores de película removível
As películas removíveis são camadas projetadas para serem retiradas ou removidas facilmente da superfície da pedra. Essas películas são feitas de polímeros formados por acrílicos, estirenos, polietilenos e outros. Normalmente, feitos à base de água.
Para identificar este tipo de produto, procure no rótulo, termos como "Liga de Metal Cruzado", "Alto Sólidos", "Alta Velocidade", "Acrílico", "Termoplástico" e outros. Na dúvida, pergunte. Há centenas de fórmulas diferentes de formadores de película de piso removível, a maioria projetada para pisos de ladrilhos resinados e não para pisos de pedra. Se for utilizar um desses produtos, assegure-se de que será o mais adequado à pedra.

II) - Formadores de película permanentes
Películas permanentes são camadas de difícil remoção. Essas películas são feitas de polímeros com base em solvente como o poliuretano, os epoxis e outros. E, portanto, não são indicados para o tratamento da pedra.

II.I) Impregnantes ou selantes penetrantes
São projetados para impregnar a pedra, penetrando na superfície e depositando partículas sólidas nos poros da pedra ou cobrindo individualmente os minerais sob a superfície da pedra. Água, óleo e sujeira não penetrarão na pedra. O impregnante poderá ter base em solvente ou água e, normalmente, contém silicone, siloxane, silane, silicato de metila ou outro derivado de silicone semelhante.
Os impregnantes poderão ser classificados em dois tipos:

I) Hidrofóbico - Hidro-repelente;
II) Oleofóbico - Óleo-repelente.
​
I) - Impregnantes hidrofóbicos

São projetados para repelir somente água e substâncias químicas à base de água. Sucos de frutas, chás, café, refrigerantes etc são repelidos pelos impregnantes hidrofóbicos.

 

II) - Impregnantes oleofóbicos
São projetados para repelir líquidos com base em água e óleo. Óleo de cozinha, de lubrificação, bronzeadores, cremes para o corpo etc são repelidos pelos impregnantes oleofóbicos. Um impregnante oleofóbico sempre oferecerá também proteção hidrofóbica. Mas, um impregnante hidrofóbico não poderá ser oleofóbico. Observe cuidadosamente os rótulos dos produtos, a fim de determinar se eles são hidrofóbicos ou oleofóbicos. Alguns produtos são listados como óleos resistentes. Óleo resistente e óleo repelente são completamente diferentes. Óleo resistente só reduzirá a velocidade da absorção do óleo pela pedra. Óleo repelente impedirão que o óleo penetre na pedra. Novamente, leia com atenção a etiqueta do produto. Esteja seguro de que você está comprando o produto certo para a sua aplicação em particular.

Precaução:
Não escolha um impregnante para proteger a pedra contra manchas de ácidos. Os impregnantes não deixam a pedra resistente ao ácido.

5) Película
As películas são selantes que proporcionam uma camada protetora, degradável na superfície da pedra.


As vantagens e desvantagens no uso da película
​
Vantagens:
a) Películas são geralmente econômicas, pois a sua aplicação tem um custo relativamente baixo;
b) São geralmente de fáceis aplicação. Uma pessoa com pouca experiência pode aprender a aplicar o produto em pouco tempo;
c) Formam uma camada degradável na superfície da pedra, que irá reter a maioria dos agentes que podem manchar ou riscar a pedra;
d) Certas películas podem proporcionar adicionalmente uma proteção antiderrapante;
e) Podem ser aplicadas em sub-solos. Se um piso está localizado abaixo do nível do solo, uma boa película pode trazer o benefício de proteger e impermeabilizar o piso contra água;
f) Em geral, aumentam o grau de brilho da pedra.

Desvantagens:
a) Uma vez que a maioria das películas são mais macias que a própria pedra, estão sujeitas a serem arranhadas, desgastadas e até arruinadas conforme o tempo, havendo a necessidade de polimento, repolimento ou mesmo uma reaplicação;
b) Podem degradar-se causando um aspecto pouco apresentável na superfície da pedra, produzindo um aspecto anti-natural, ondulado, bem como um brilho artificial e plástico na pedra;
c) Películas de má qualidade podem amarelar a superfície da pedra. Isto ocorre facilmente quando a pedra está exposta à luz de raios UV;
d) Com o uso das substâncias químicas e abrasivas no processo de remoção da película, a freqüente retirada e reaplicação podem causar danos à pedra. Normalmente, certas espátulas e escovas usadas no processo podem riscar algumas pedras mais macias. Algumas espátulas de remoção podem prejudicar certas pedras, como os aglomerados (granitina, marmorite etc) uma vez que corroem os rejuntes de poliéster;
e) Certas películas podem bloquear a capacidade de respiração da pedra. A umidade fica na superfície e pode ocasionar a envergadura da pedra.


6) Impregnantes

Vantagens:
a) A maioria dos impregnantes não altera a aparência da pedra e não requer aplicações freqüentes. Considerando que ela fica sob a superfície, durará vários anos, antes de requerer uma nova aplicação;
b) Os impregnantes, em sua maioria, não são afetados pela radiação da luz UV, uma vez que o produto fica sob a superfície de pedra, onde a luz UV não penetra. Por esta razão, podem ser usados também ao ar livre;
c) Os impregnantes são tipicamente hidrofóbicos, entretanto, alguns são oleofóbicos.

Desvantagens:
a) Os impregnantes que são à base de solvente, liberam vapores nocivos e inflamáveis durante sua aplicação, sendo prejudiciais ao meio ambiente, já que produzem altos níveis de COV (Compostos Orgânicos Voláteis). Por esta razão, alguns desses produtos tem seu uso restringido em certos estados dos EUA. Por isto, é recomendável sempre observar as informações do fabricante sobre o produto antes de utilizá-lo;
b) Os impregnantes requerem uma pessoa semi-qualificada para aplicação e um treinamento adequado para o aplicador, antes de iniciar o trabalho de aplicação altamente recomendado;
c) O custo inicial de aquisição da maioria dos impregnantes é relativamente alto;
d) Os impregnantes, em geral, não podem ser usados em sub-solos por não resistirem à pressão hidrostática. Considerando que o impregnante permite à pedra a capacidade de respiração, a água pode ser forçada a passar através da pedra sob pressão.

As diretrizes acima devem ajudá-lo na escolha do produto mais adequado para a proteção de sua pedra. Sempre fale com o fabricante ou o distribuidor e informe o tipo de uso que você pretende fazer com o produto. Eles podem ajudá-lo bastante se você informar todas as condições da aplicação do produto.

Pedras Nunes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento PUC Propaganda

Maio/2013

pedras nunes